segunda-feira, 5 de julho de 2010

Açudinho

Quando criança era comum nos períodos de chuvas, após as chamadas sangrias dos aguados, toda a meninada do lugar, se divertir nos banhos do açudinho.

O nome açudinho dava-se em razão da existência de outro local de banho, esse bem maior e um pouco mais afastado do centro, existente até hoje, que chamávamos apenas açude.

O nosso açudinho se localizava, mais ou menos, nos fundos dos quintais das casas da rua de baixo, na margem do rumo de quem sai de Barroquinha em direção ao São Vicente, Araras e Bitupitá.

Estava diretamente ligado, num aguado só, dentro dos terrenos e cercados, com mais outro banho que conhecíamos por bueiro. Este, localizado à margem da outra saída, em direção à cidade de Chaval.

Neste período também se aglomeravam no local, para além dos banhos no açudinho, um grande número de mulheres, entre senhoras e moças que se ocupavam nas lavagens de roupas.

Como não sabíamos nadar, nossa mãe não permitia nem a mim e nem aos meus irmãos, muitas idas até lá. Apenas na sua companhia e de mais ninguém.

- ‘Água não tem cabelo, e vocês são muito afoitos!’ Ela nos dizia severamente.

Obrigava-nos, quando íamos, que somente tomássemos banho no raso. E o que era pior, ainda tínhamos que levar uma escorredeira de macarrão da cozinha, para assim, simular um banho de chuveiro e não termos que mergulhar.

Isso, contrariando nossa vontade, claro, já que gostaríamos de agir como os demais garotos faziam.

Hoje, quase não consigo mais identificar o local exato do açudinho. Porém, jamais deixaria de citá-lo. Pois, o mesmo foi e sempre será, uma grande recordação de minha infância, como não dizer, dos meus amigos e contemporâneos.

Um comentário:

  1. Açudinho e Bueiro eram meus locais favoritos, principalmente no bueiro, lá faziamos uma brincadeira perigosa, entravamos de um lado do bueiro para sairmos do outro, só coisa de criança mesmo. ainda bem que a correnteza era forte e nos empurrava rapidamete de sul a norte ou melhor de um lado a outro da estrada. Quando meus pais descubriram a brincadeira fui proibido de ir com meus colegas até este local. Quem manda ser danado.

    ResponderExcluir